No dia 17 de Setembro, Diplomatas, funcionários e a comunidade angolana no Rwanda reuniram-se para a celebração especial em honra ao Dia do Herói Nacional, uma data de grande importância que remete à luta e as conquistas do povo angolano.
A celebração teve início pontualmente às 7h00 com uma revigorante caminhada no “Nyarutarama Running Track”, localizado em Kigali, onde diplomatas e funcionários e os membros da comunidade angolana puderam desfrutar de uma manhã de actividade física e de reflexão política.
A caminhada, além de promover a saúde e o bem-estar, também simbolizou o espírito de unidade e resistência que permeia a cultura angolana.
Após a marcha, todos os participantes reuniram-se no Laboratório de Arte de Kihali, para o pequeno almoço conferência, momento em que compartilharam a história de Angola, fortalecendo ainda mais os laços que os unem como compatriotas longe da pátria mãe.
Em seguida, foi realizado um momento de reflexão, durante o qual S.E. Embaixador Eduardo Filomeno Bárber Leiro Octávio fez uma inspiradora intervenção, ressaltando a importância do Dia do Herói Nacional, o legado de bravura e de determinação que Agostinho Neto deixou para as novas gerações.
O Embaixador destacou a necessidade de recordar Agostinho Neto não apenas em datas comemorativas, mas também nas ações quotidianas, para honrar a sua memória e continuar a luta por um país mais desenvolvido, forte e unido.
A celebração do Dia do Herói Nacional (17 de Setembro) encerrou com observação de um minuto de silêncio seguido de uma foto de família, como símbolo de respeito, fraternidade e de unidade por um só Povo e uma só Nação,
Esta celebração não só serviu como uma recordação da data, mas também como um símbolo da continuidade do compromisso para com os valores que os heróis nacionais nos transmitem, com um sentimento renovado de pertença e orgulho, reafirmando a sua ligação com a pátria que representam, apesar da distância.
Kigali, 17 de Setembro de 2024.