Inicial 9 Investimento 9 Angola participa no retiro ministerial sobre agenda 2063 em Kigali
Angola participa no retiro ministerial sobre agenda 2063 em Kigali
Outubro 1, 2023

Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, chegou ao fim da tarde deste sábado, 30 de Setembro, à Kigali, República do Ruanda, para participar, de 01 a 03 de Outubro, no Retiro Ministerial sobre a Agenda 2063, subordinado ao tema: “Aceleração da Implementação da Agenda 2063”.

O Ministro Téte António que se faz acompanhar de Sua Excelência Milton Parménio dos Santos Reis, Secretário de Estado para o Planeamento, foi recebido no Aeroporto Internacional de Kigali por Suas Excelências Eduardo Octávio, Embaixador de Angola no Ruanda e Miguel César Domingos Bembe, Embaixador de Angola na Etiópia e junto da União Africana.

O Retiro Ministerial sobre a Agenda 2063 vai, dentre outros assuntos, discutir e analisar o “Projecto Especial sobre a Agenda 2063”, o “Financiamento da Agenda 2063 e os seus Projectos Emblemáticos”,
assim como as “Disposições de Implementação dos Planos Nacionais de Desenvolvimento na aplicação do segundo Plano Decenal de Implementação da Agenda 2063: Domesticação, Propriedade, Divulgação e Comunicação”.

O Retiro Ministerial sobre a Agenda 2063 contará com uma apresentação de alto nível das principais conclusões, lições aprendidas e recomendações de avaliação do primeiro plano decenal de implementação, bem como das ambições e principais prioridades da segunda década da Agenda 2063.

O papel de coordenação da Agenda 2063 a nível nacional na maioria dos Estados Membros da UA foi assumido pelos Ministérios e entidades responsáveis pelo planeamento nacional.

A avaliação revela que, embora a função de supervisão seja relativamente forte, os mecanismos de coordenação e implementação são pouco eficazes.

Na ausência de disposições institucionais específicas para a execução da Agenda 2063, o êxito desse processo no continente depende do grau de integração e das capacidades nacionais de coordenação da implementação a nível nacional das prioridades a nível nacional e mundial.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (GCII-MIREX), em Luanda, aos 30 de Setembro de 2023.

Embaixada de Angola no Rwanda

Contacte-nos em

4, KG 543St.Kacyiru
PO BOX -353- Kigali, Rwanda
Telefones:
(+250) 789 896 575

Emails:
Embaixada.ruanda@mirex.gov.ao Embassyofangolain.rwanda@gmail.com

21 Jun, 2024
Translate »
error: Content is protected !!